top of page
prasoragratama

Espaço livre em disco insuficiente para baixar as atualizações administrador do LiveUpdate



Como corrigir espaço livre em disco insuficiente para baixar as atualizações Administrador do LiveUpdate




Se estiver usando produtos da Symantec, como Endpoint Protection, Data Loss Prevention ou Mail Security, pode ser necessário usar o LiveUpdate Administrator (LUA) para gerenciar atualizações em vários servidores internos. No entanto, às vezes você pode encontrar erros devido ao espaço livre em disco insuficiente no seu dispositivo Windows. Neste artigo, explicaremos o que é o LiveUpdate Administrator, por que ele precisa de espaço livre em disco e como corrigir erros comuns relacionados ao espaço em disco. Também forneceremos alguns métodos para liberar espaço em disco no Windows e solucionar problemas do Administrador do LiveUpdate.




insufficient free disk space to download the updates liveupdate administrator



O que é LiveUpdate Administrator e por que ele precisa de espaço livre em disco




O LiveUpdate Administrator é um aplicativo da web corporativo que permite baixar atualizações de um servidor externo da Symantec e distribuí-las para vários servidores internos, chamados Centros de distribuição. Esses servidores podem fornecer atualizações para seus produtos Symantec de maneira centralizada e eficiente. Você também pode usar o LiveUpdate Administrator para testar as atualizações antes de publicá-las, configurar agendamentos de download e monitorar o status das atualizações.


O Administrador do LiveUpdate precisa de espaço livre em disco no seu dispositivo Windows por dois motivos principais:


  • Ele precisa armazenar as atualizações baixadas em uma pasta temporária antes de distribuí-las aos Centros de Distribuição.



  • Ele precisa armazenar os arquivos de log que registram as atividades de download e distribuição.



Se não houver espaço livre em disco suficiente em seu dispositivo, o administrador do LiveUpdate pode falhar ao executar o agendamento de download ou distribuir as atualizações. Você também pode ter problemas de desempenho ou corrupção de dados. Alguns sintomas comuns de erros de espaço livre em disco insuficiente são:


  • Você vê uma mensagem de erro como "Falha ao executar o agendamento devido a espaço livre insuficiente para atualizações" ou "LU1866: Espaço livre em disco insuficiente" na interface do Administrador do LiveUpdate ou nos arquivos de registro.



  • Você vê uma mensagem de erro como "O download expirou" ou "O servidor não foi selecionado" nos arquivos Lux.log, Log.LiveUpdate ou SesmLu.log.



  • Você vê que algumas atualizações estão ausentes ou incompletas nos Centros de distribuição ou nos produtos Symantec.



  • Você vê que a pasta temporária ou os arquivos de log estão ocupando muito espaço no seu dispositivo.



Métodos para liberar espaço em disco no Windows




Para corrigir erros de espaço livre em disco insuficiente, você precisa liberar algum espaço no seu dispositivo Windows. Existem vários métodos que você pode usar para fazer isso, dependendo da sua situação e preferência. Aqui estão alguns dos métodos mais comuns e eficazes:


Método 1: Executar a Limpeza de Disco




A Limpeza de Disco é uma ferramenta integrada no Windows que exclui arquivos temporários e outros dados sem importância em seu dispositivo. Para usá-lo, siga estas etapas:


  • Clique com o botão direito do mouse em uma de suas unidades no File Explorer e selecione Propriedades.



Clique no botão Limpeza de disco no espaço do seu dispositivo e cause confusão ou erros. Para localizá-los e excluí-los, você pode usar uma ferramenta de localização de arquivos duplicados que compara o conteúdo dos arquivos e mostra as duplicatas. Alguns exemplos dessas ferramentas são Duplicate Cleaner, CCleaner e Auslogics Duplicate File Finder. Para usá-los, siga estas etapas:


  • Baixe e instale uma das ferramentas de localização de arquivos duplicados de seus sites oficiais.



  • Execute a ferramenta e selecione a unidade ou pasta que deseja verificar em busca de duplicatas.



  • Aguarde até que a ferramenta verifique sua unidade ou pasta e exiba os resultados.



  • Você pode ver a lista de arquivos duplicados, seus nomes, locais, tamanhos e datas. Você também pode ver uma prévia dos arquivos ou abri-los em seus aplicativos padrão.



  • Você pode selecionar os arquivos duplicados que deseja excluir e clicar no botão Excluir.Pode ser necessário confirmar sua ação ou escolher um método de exclusão, como Lixeira, Exclusão Permanente ou Mover para Pasta.



Este método pode ajudá-lo a liberar algum espaço excluindo arquivos duplicados que estão desperdiçando espaço, mas certifique-se de não excluir nenhum arquivo necessário ou que deseja manter.


Método 6: reduzir a quantidade de espaço usado para restauração do sistema




A Restauração do sistema é um recurso do Windows que permite restaurar o dispositivo a um estado anterior em caso de erros ou problemas no sistema. Ele cria pontos de restauração que armazenam as configurações e arquivos do sistema em um determinado momento. No entanto, esses pontos de restauração também podem ocupar muito espaço no seu dispositivo, principalmente se você tiver muitos ou forem muito grandes. Para reduzir a quantidade de espaço usado para a Restauração do sistema, siga estas etapas:


  • Clique com o botão direito do mouse em uma de suas unidades no File Explorer e selecione Propriedades.



  • Clique na guia Proteção do sistema na janela Propriedades.



  • Selecione sua unidade e clique no botão Configurar.



  • Em Uso do espaço em disco, arraste o controle deslizante para ajustar o espaço máximo em disco que pode ser usado para a Restauração do sistema. Você também pode clicar no botão Excluir para excluir todos os pontos de restauração da sua unidade.



  • Clique em OK para salvar suas alterações.



Este método pode ajudá-lo a liberar algum espaço reduzindo a quantidade de espaço usado para a Restauração do sistema, mas também pode limitar suas opções para restaurar seu dispositivo em caso de erros ou problemas no sistema.


Método 7: Habilitar Sensor de Armazenamento




O Storage Sense é um recurso do Windows que libera espaço automaticamente em seu dispositivo excluindo arquivos temporários e outros dados sem importância. Ele também pode mover arquivos que você não usa com frequência para o OneDrive, um serviço de armazenamento em nuvem. Para ativar o Storage Sense, siga estas etapas:


  • Abra o aplicativo Configurações e clique em Sistema.



  • Clique em Armazenamento no painel esquerdo.



  • Ative o botão de alternância em Sensor de armazenamento.



  • Você também pode clicar no link Configurar o Storage Sense ou executá-lo agora para personalizar o funcionamento do Storage Sense.Você pode escolher quando executar o Storage Sense, com que frequência excluir arquivos temporários e por quanto tempo manter os arquivos na Lixeira ou na pasta Downloads antes de excluí-los. Você também pode habilitar os Arquivos sob demanda do OneDrive para economizar espaço em seu dispositivo armazenando arquivos apenas online.



Este método pode ajudá-lo a liberar algum espaço automatizando o processo de exclusão de arquivos temporários e outros dados sem importância, mas também pode excluir alguns arquivos que você pode precisar ou desejar posteriormente.


Como solucionar erros do administrador do LiveUpdate




Se você liberou espaço em disco suficiente em seu dispositivo, mas ainda encontra erros com o administrador do LiveUpdate, pode ser necessário solucionar alguns outros problemas. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para solucionar erros de administrador do LiveUpdate:


Como verificar a versão do conteúdo atual que o Symantec Endpoint Protection Manager está usando




Se você deseja verificar se seus produtos Symantec estão recebendo atualizações do LiveUpdate Administrator corretamente, você pode verificar a versão do conteúdo atual que eles estão usando. Para fazer isso no Symantec Endpoint Protection Manager (SEPM), siga estas etapas:


  • Abra o console do SEPM e clique em Admin.



  • Clique em Servidores no painel esquerdo e selecione Site local.



  • Clique em Mostrar downloads do LiveUpdate no painel Tarefas.



  • Você pode ver a versão de cada tipo de conteúdo que o SEPM está usando, como definições de vírus, definições de proteção proativa contra ameaças ou definições de proteção contra ameaças à rede. Você também pode ver quando eles foram baixados e distribuídos pelo administrador do LiveUpdate.



Esta etapa pode ajudá-lo a verificar se o administrador do LiveUpdate está funcionando corretamente e se o SEPM está usando as atualizações mais recentes.


Como entender os arquivos Lux.log, Log.LiveUpdate e SesmLu.log




Se quiser solucionar erros do administrador do LiveUpdate, você precisa entender os arquivos de log que registram as atividades de download e distribuição. Esses arquivos de registro são:


  • Lux.log: Este arquivo está localizado na pasta de instalação do Administrador do LiveUpdate e contém informações sobre os agendamentos de download, como horário de início e término, tipos de conteúdo, status do download e códigos de erro.



  • Log.LiveUpdate: Este arquivo está localizado na pasta C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Symantec\LiveUpdate e contém informações sobre as sessões do LiveUpdate, como o nome do servidor, o nome do produto, a versão do conteúdo e o status do download.



  • SesmLu.log: Este arquivo está localizado na pasta C:\Program Files\Symantec\Symantec Endpoint Protection Manager\data\outbox\log e contém informações sobre as atividades de distribuição, como o nome do Centro de Distribuição, o tipo de conteúdo, a versão do conteúdo e o status da distribuição.



Esses arquivos de registro podem ajudá-lo a identificar e diagnosticar erros do administrador do LiveUpdate, fornecendo informações detalhadas e específicas. Você pode abri-los com um editor de texto ou uma ferramenta de visualização de log e pesquisar palavras-chave ou códigos de erro.


Como corrigir erros comuns do Administrador do LiveUpdate




Alguns dos erros comuns do administrador do LiveUpdate que você pode encontrar são:


Erro de código


Mensagem de erro


Possível causa


Solução possível


LU1866


Espaço livre em disco insuficiente


O dispositivo não tem espaço livre em disco suficiente para baixar ou distribuir atualizações.


Libere algum espaço em disco no seu dispositivo usando um dos métodos mencionados acima.


LU1847


O servidor não foi selecionado


A programação de download não selecionou nenhum servidor para baixar as atualizações.


Verifique suas configurações de agendamento de download e certifique-se de ter selecionado pelo menos um servidor da lista de servidores disponíveis.


LU1848


O produto não foi selecionado


A programação de download não selecionou nenhum produto para baixar as atualizações.


Verifique suas configurações de agendamento de download e certifique-se de ter selecionado pelo menos um produto da lista de produtos disponíveis.


LU1812


O download expirou


A sessão de download demorou muito para ser concluída ou foi interrompida por um problema de rede.


Verifique sua conexão de rede e configurações de firewall e certifique-se de que eles não estejam bloqueando ou retardando o download. Você também pode aumentar o valor do tempo limite nas configurações do administrador do LiveUpdate.


LU1825


A atualização falhou ao instalar porque está corrompida ou inválida


O arquivo de atualização baixado está corrompido ou não corresponde à soma de verificação esperada.


Exclua o arquivo de atualização corrompido da pasta temporária e tente baixá-lo novamente. Você também pode verificar a integridade do arquivo de atualização usando uma ferramenta de soma de verificação.



Estes são alguns dos erros comuns do administrador do LiveUpdate, mas pode haver outros erros que não estão listados aqui. Você pode consultar a documentação ou o suporte técnico da Symantec para obter mais informações e soluções.


Conclusão




Neste artigo, explicamos o que é o LiveUpdate Administrator, por que ele precisa de espaço livre em disco e como corrigir erros comuns relacionados ao espaço em disco. Também fornecemos alguns métodos para liberar espaço em disco no Windows e solucionar problemas do Administrador do LiveUpdate. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a resolver seus problemas e melhorar sua experiência com o LiveUpdate Administrator. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Administrador do LiveUpdate:


P1: De quanto espaço livre em disco o Administrador do LiveUpdate precisa?




R1: A quantidade de espaço livre em disco de que o administrador do LiveUpdate precisa depende do tamanho e do número de atualizações que você deseja baixar e distribuir. Como regra geral, você deve ter pelo menos 10% do espaço total em disco disponível para o administrador do LiveUpdate. Você também pode verificar o tamanho estimado das atualizações nas configurações de agendamento de download.


P2: Como posso alterar o local de download do Administrador do LiveUpdate?




R2: Você pode alterar o local de download do Administrador do LiveUpdate seguindo estas etapas:


  • Abra a interface da Web do administrador do LiveUpdate e faça login como administrador.



  • Clique em Configurações no menu superior e selecione Configurações de download.



  • Em Local de download, clique no botão Procurar e selecione uma nova pasta no seu dispositivo.



  • Clique em Salvar para aplicar as alterações.



Observe que alterar o local de download não moverá as atualizações existentes na pasta anterior. Você precisará movê-los ou excluí-los manualmente se quiser liberar espaço no seu dispositivo.


P3: Como posso atualizar o catálogo de produtos do LiveUpdate Administrator?




R3: O catálogo de produtos do LiveUpdate Administrator é uma lista de produtos e tipos de conteúdo disponíveis para download nos servidores da Symantec. Você pode atualizar o catálogo de produtos seguindo estas etapas:


  • Abra a interface da Web do administrador do LiveUpdate e faça login como administrador.



  • Clique em Configurações no menu superior e selecione Atualização do catálogo de produtos.



  • Clique no botão Atualizar agora para baixar o catálogo de produtos mais recente dos servidores da Symantec.



  • Você também pode ativar as atualizações automáticas selecionando a opção Ativar atualização automática do catálogo de produtos e escolhendo uma frequência e horário para as atualizações.



Observe que a atualização do catálogo de produtos não afetará suas programações de download ou distribuições existentes. Você precisará editá-los se quiser adicionar ou remover quaisquer produtos ou tipos de conteúdo.


P4: Como posso agendar downloads e distribuições automáticas de atualizações com o Administrador do LiveUpdate?




R4: Você pode agendar downloads e distribuições automáticas de atualizações com o Administrador do LiveUpdate seguindo estas etapas:


  • Abra a interface da Web do administrador do LiveUpdate e faça login como administrador.



  • Clique em Baixar agendamentos no painel esquerdo e clique em Adicionar agendamento.



  • Insira um nome e uma descrição para sua programação e selecione um servidor, um produto e um tipo de conteúdo nas listas.



  • Selecione uma frequência, uma data de início e um horário de início para sua programação.



  • Selecione um ou mais Centros de Distribuição para os quais deseja distribuir as atualizações.



  • Selecione um método de distribuição, como Push ou Pull, e configure outras opções de distribuição, como limite de largura de banda ou intervalo de repetição.



  • Clique em Salvar para criar sua programação.



Você também pode editar, excluir, habilitar, desabilitar ou executar seus agendamentos manualmente usando os botões na página Baixar agendamentos.


P5: Como posso entrar em contato com o suporte técnico da Symantec para problemas do administrador do LiveUpdate?




R5: Você pode entrar em contato com o suporte técnico da Symantec para problemas do administrador do LiveUpdate seguindo estas etapas:


  • Abra o site da Symantec e clique em Suporte no menu superior.



  • Selecione seu produto na lista ou pesquise pelo nome.



  • Selecione sua região e idioma nos menus suspensos.



  • Selecione o tipo de problema na lista, como Instalação, Configuração ou Solução de problemas.



  • Você pode ver várias opções para entrar em contato com o suporte técnico da Symantec, como telefone, bate-papo, e-mail ou fórum. Escolha a opção mais adequada para você e siga as instruções para obter ajuda dos especialistas da Symantec.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.
bottom of page